Câncer de pele: Melanoma





🔔Hoje eu vou chamar atenção para um tipo específico de câncer de pele: ◼️Melanoma

👉O melanoma cutâneo é um tipo de câncer de pele que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele). 

👉Como a maioria das células de melanoma produz melanina, geralmente a lesão será marrom ou preto. Mas, alguns não são pigmentados, podendo ser de cor rosa, bege ou branco.

👉Sinais e Sintomas: O melanoma inicia-se como uma lesão escura que aumenta de tamanho em extensão e/ou profundidade, com alteração de suas cores originais, surgimento de pontos pigmentados ao redor da lesão inicial, ulceração (formação de ferida), sangramento ou sintomas como coceira, dor ou inflamação.

👉Como identificar um melanoma: As lesões apresentam características fáceis de se reconhecer aprendendo-se o ABCD do melanoma: 

  • Assimetria: formato irregular
  • Bordas irregulares: limites externos irregulares
  • Coloração variada (diferentes tonalidades de cor)
  • Diâmetro: maior que 6 milímetros



👉Tratamento: é cirúrgico e deve ser realizado o mais precocemente possível de modo a se evitar a disseminação de metástases. O diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para a cura.

😷🔎Quem possui lesões pigmentadas com características suspeitas de melanoma deve procurar o seu dermatologista o quanto antes para uma consulta. 


0 comentários :

Postar um comentário